Para comemorar o 10º aniversário de fundação, o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios idealizou uma nova iniciativa. Trata-se do Encontro Nacional de Ética no Agronegócio que tem como objetivo semear os princípios e os valores da atuação responsável neste importante segmento da economia nacional.


Como sempre, fizemos a lição de casa!!!


Foram disponibilizados até 100 “convites cortesia/dia” para as empresas patrocinadoras (SEBRAE – Diamante, SIEMENS e SOUZA CRUZ – Ouro, PSMI – Prata, e SUFRESH e TSUE BIENAL FLAT – Bronze) como também aos parceiros desta edição de lançamento (ANHANGUERA EDUCACIONAL, REVISTA DINHEIRO RURAL e VIVO), aos apoiadores institucionais (CREA-SP e SOCIEDADE RURAL BRASILEIRA), media partners(AGRO BDO e BUSINESS REVIEW BRASIL) e parceiros estratégicos (PÓRTHIA e PR NEWSWIRE).


Além disto, convidados os executivos, gestores e colaboradores das 400 maiores empresas do agronegócio nacional bem como os coordenadores, educadores e estudantes de graduação e pós-graduação das Universidades e Faculdades da Grande São Paulo para se fazerem presentes nos estúdios de TV do Campus Vila Mariana, da Anhanguera Educacional.


Como se não bastasse, todas as empresas e instituições parceiras do AgroÉtica receberam peças eletrônicas e releases para nos ajudar na divulgação do evento. O destaque ficou com a Dinheiro Rural que, além de enviar a referida peça de divulgação ao seu mailing com mais de 400 mil emails, realizou uma promoção cedendo convites àqueles que renovassem a assinatura da revista.


Sabemos que a Ética nos faz um chamamento no sentido das responsabilidades das nossas próprias ações. É um tema em que desperta certo confronto e até desconforto, pois, como na gravidez, não existe “meio Ética”! Além disto, apesar da recorrente importância, a Ética ainda não é um “valor (estratégico) para muitas empresas (e pessoas). Podemos pegar dois exemplos para ilustrar este fato: há alguns anos, o maior ícone acadêmico do nosso país retirou (?!?!) a matéria Ética do curso de Administração e também fechou (?!?!) o Centro de Ética da instituição; e, dentre as 1.000 maiores empresas em atuação no país, apenas 4 em cada 10 divulgam seus Códigos de Ética no web site corporativo e destas, pouco mais de 20% destacam na home page este essencial e fundamental instrumento da Governança Corporativa, da Atuação Responsável Empresarial e até do Compliance.


Tudo isto poderia ser a justificativa de contarmos com pouco mais de 100 pessoas em todos os 3 dias de realização do AgroÉtica e, portanto, o evento ser considerado, nos padrões do século passado, um fracasso total! Mas, não! Por quê? Primeiro: cada dia mais as pessoas estão com suas agendas abarrotadas de trabalhos importantíssimos. Segundo: as dificuldades de locomoção nos grandes centros, em especial, na capital paulista, é um fator crucial na decisão de se participar de um evento. Terceiro: o mercado de eventos cresce a passos largos e oferece uma infinidade de opções aos empresários, executivos e gestores. E, quarto: o mundo mudou! E todos nós estamos nos adaptando a estas mudanças e as constantes quebras de paradigmas, neste caso específico, as novas tecnologias. E é por este último motivo que o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, por acreditar que os temas fomentados em suas iniciativas não podem ficar restritos as quatro paredes de um auditório, sempre deu muita atenção a “transmissão simultânea” – via internet – intensificando, a cada ano, este tipo de ação.


Nesta edição de lançamento, a revista Dinheiro Rural realizou a transmissão simultânea do AgroÉtica por meio do seu web site e obtivemos uma média diária de acessos de 1.494 ao player de transmissão do AgroÉtica, num total de 1.620 visitantes únicos e 6.280 páginas visitadas. Sucesso total!!!


De fato, o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios plantou mais um semente com o AgroÉtica e, a partir de agora, nós e nossos parceiros, colheremos os frutos desta nova iniciativa com vistas a contribuirmos com a melhoria constante da atuação responsável no agronegócio nacional.


Por fim, queremos registrar nossos sinceros agradecimentos a todos que nos ajudaram a realizar mais esta inédita iniciativa, inclusive os palestrantes que gentilmente aceitaram nosso convite.


Os vídeos das palestras estão disponíveis no site www.agroetica.org.br. Acesse e confira!


Parceiros Institucionais

Associadas
Transamérica Prime The World Prata associa-se patrocine
Parceiros Estratégicos
Porthia
Facebook Logo Flickr Logo Flickr Logo
Homenageado
Homenageado Sergio Moro
Nós Apoiamos
Combate a Corrupção
Revistas
Capa revista Etica El mejor negocio
Videos
Videos Imagem